Sempre pensa que deveria ter feito melhor;
Sofre muito quando recebe críticas;
Se julga quando erra;
Tenta agradar a todos o tempo todo;
Se culpa por descansar;
Faz de tudo para não discordarem de você;
Sente culpa quando não dá conta de algo.
Você se cobra demais, sofre com essas cobranças e muitas vezes, nem se percebe quando está se cobrando?
Quem se cobra demais, vive no estresse e acaba sendo seu próprio inimigo. Tende a não ter paciência, a controlar,a compromete suas realizações, seu encantamento e leveza com a vida.
A cobrança altera nosso nível de ansiedade, ficamos voltados para pensamentos questionadores, comparando o que fazemos com o que deveria ser feito, o que poderia ser simples torna-se altamente desconfortável, e como consequência um sentimento de frustração. Essa exigência pode levar a alguns caminhos, sendo eles a procrastinação e a Autopunição.
É importante ressaltar, que as cobranças são importante e fazem parte da vida, elas são fundamentais no processo de adaptação e adequação a novos contextos, mas lembre-se de ser tolerante com você e não se esqueça, filtre pessoas e obrigações excessivas, você não é uma máquina. Busque progredir e não ser perfeito, o mundo não acaba hoje, não se sobrecarregue ao ponto de adoecer.
Crie hábitos saudáveis, pratique a respiração, organize sua rotina, dividas algumas tarefas e responsabilidades com alguém que confie, mude seus pensamentos e procure ter ações no dia a dia que te tragam bem-estar.
Para começar, perceba como você tem se relacionado com você, sei que não é fácil, mas um passo de cada vez pode fazer toda a diferença. Busque mais informações sobre o assunto e não pense duas vezes em procurar ajuda de um terapeuta.
Comments