top of page

ARTIGOS

  • Christiane Fuchs

Depressão

Atualizado: 26 de out. de 2018


Consultório de Psicologia Recreio dos Bandeirantes e Barra daTijuca
Consultório de Psicologia Recreio dos Bandeirantes e Barra daTijuca

Não importa o que esteja acontecendo na sua vida, se você se sente sem perspectiva e TUDO é desinteressante, alerta... Você pode estar com Depressão!


A Depressão é sim uma Doença e não uma Frescura...

“Tudo parece desesperador” “É muito difícil sair da cama” “Meu coração fica apertado”

“Eu me pego chorando sem nenhum motivo” “Não tenho vontade de comer”

“Me sinto sem esperança, mergulhada na tristeza” ...


A Depressão é uma perda de interesse extrema pela vida. A pessoa se sente indesejável e sem valor, ela acredita que não pode ser feliz e interpreta suas experiências de forma negativa, evitando as situações e com desejos de fuga, e até suicídio. A Depressão não se caracteriza por tristeza, ficar triste é normal e passa.A tristeza é uma emoção que sentimos pois algo de ruim aconteceu na nossa vida, por exemplo, um término de um namoro, um desentendimento com alguém, a perda de um emprego, entre outras situações. Quando estamos triste conseguimos responder a estímulos e emoção a curto prazo, ou seja é um sentimento passageiro. Já na Depressão, a sensação de existir, de pensar na vida, traz um sentimento de cansaço. Ocorre uma falta de prazer constante, tudo perde sentido, há um sentimento de incapacidade ou culpa; a pessoa não consegue tomar decisão, sua concentração fica comprometida, há uma fadiga e um cansaço constante, pode ocorrer a alteração do sono e a pessoa pode ter comportamentos extremos como comer demais ou a falta de apetite constante, dentre outros comportamentos. Na Depressão pode ocorrer agitação ou retardo psicomotor, pensamentos de morte e suicida.


A Depressão é uma patologia com fatores genéticos, bioquímicos e psicossocial e caracteriza-se por Depressão a perda de interesse nas atividades por no mínimo duas semanas e tem pelo menos quatro dos sintomas acima relatado.


Qualquer pessoa pode ter Depressão, ela não conhece barreiras, ela pode ser leve até aguda, e não é igual para todo mundo, mas é muito onerosa na vida de uma na vida de uma pessoa. A Depressão é um Transtorno de Humor, onde a pessoa globalmente fica em um estado de desesperança, de perda do gosto pela vida e perda de engajamento das relações sociais. É como se a vida perdesse o sentido, tudo fica sem motivo, refletindo diretamente nas suas relações: Família, Trabalho, Relações com os amigos e com as atividades na qual sempre fez e tinha prazer. Tudo se torna menos interessante e com o tempo há um distanciamento total da vida.


Depressão | Psicóloga Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca
Depressão | Psicóloga Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

A Depressão está relacionada a química de seu cérebro, diferenças nos níveis de serotonina, noradrenalina e outras substâncias químicas podem deixa-lo mais inclinado aos transtorno, além das crenças que foram se formando ao longo da sua criação e experiências de vida, podendo deixa-lo mais vulnerável, é como uma comunicação falha que gerou a forma como você se vê e acredita, é a percepção que temos sobre os eventos da vida, se tornando assim uma verdade absoluta para aquela pessoa, levando assim ao sofrimento e dentre outros, no caso da Depressão, há um a sentimento de autocrítica ou impotência, é uma crença condenado ao fracasso.

A Depressão tem Tratamento e envolve várias estratégias. Quando a Depressão é leve, somente a psicoterapia é indicada, podendo também ser associado com meditação, yoga, atividade física por exemplo, dentre outras possibilidades.

Quando o quadro tem muito sintoma, gerando um impacto no dia a dia da vida da pessoa, é fundamental o acompanhamento médico com intervenção medicamentosa e a Psicoterapia, onde a Terapia Cognitivo Comportamental apresenta os melhores resultados. A TCC vai auxiliar o indivíduo a mudar a forma de pensar em consequência irá mudar comportamento. Você muda a forma como pensa, mudando assim o que sente, rompendo assim o ciclo de dor. A abordagem TCC é extremamente eficaz no tratamento da Depressão, onde o objetivo é deixar a pessoa bem, sem sintoma gerando o engajamento pela vida.


Psicóloga Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca
Psicóloga Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

Você pode ajudar uma pessoa com sintomas da depressão, sendo uma rede de apoio a ela, estando presente na vida dessa pessoa; disponível ao cuidado, estimulando na procura de um profissional qualificado para o tratamento. Esse apoio de se dá com muito respeito, entendendo que ela está em um quadro de debilidade funcional e emocional. Oferecer ajuda é fundamental, fazer com que ela perceba a real necessidade de se cuidar, compreendendo sempre que a Depressão é uma doença e não uma frescura.

Depressão tem cura, procure um Psicólogo.


Psicóloga Christiane Fuchs;

Psicóloga clínica e Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental;

Consultório de Psicologia atende a região dos Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.





27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page