top of page

ARTIGOS

Christiane Fuchs

Quando devo procurar um psicólogo?


Muitas vezes, as pessoas têm receio de procurar um psicólogo, principalmente por conta dos estigmas presentes na sociedade em relação a esse tipo de tratamento. No entanto, a terapia faz bem para todas as pessoas e é fundamental em algumas situações, pois o psicólogo possui escuta treinada e conhecimento da psique humana, o que o torna capacitado para ouvir os desabafos do paciente e compreender seus dilemas, assim como guiá-los em um caminho de reflexão e autoconhecimento.

As razões para se fazer terapia são muito relativas, mas existem alguns sinais gerais que indicam o momento de dar esse primeiro passo em direção à melhora de sua saúde mental.


Sintomas físicos

O estresse pode desencadear sintomas físicos que atrapalham nosso dia a dia, como letargia, dores musculares, alergias de pele, taquicardia, sudorese e gastrite. Nesses casos, é necessário procurar um médico para afastar qualquer possibilidade de problema físico. Porém, caso as sensações persistam, é recomendado investigar se as causas não estão relacionadas à mente.


Sensação de não pertencer a lugar algum

Sentir como se não pertencesse a nenhum grupo – como família, amigos, equipe de trabalho, cidade etc – não quer dizer que você é estranho ou desajustado. Essa sensação é muito comum e pode ser um sinal de que é hora de investir em autoconhecimento, com a ajuda de um profissional especializado.


Sofrimento de um trauma

Traumas psicológicos são sequelas emocionais deixadas por experiências desagradáveis. A pessoa traumatizada costuma desenvolver mecanismos de defesa pouco saudáveis para se afastar das memórias do ocorrido e evitar que o momento se repita. Assim, suas ações e sentimentos tornam-se reféns do trauma.

O psicólogo irá ajudá-lo a confrontar as lembranças do acontecimento desagradável para que elas não causem sofrimento no presente. O processo pode ser doloroso no início, mas necessário.


Insatisfação com a vida

Viver insatisfeito não é normal. Pessoas insatisfeitas e inseguras ao extremo não conseguem encontrar a felicidade, pois estão sempre pensando em mudar de emprego, moradia, relacionamento, jeito de ser etc, e mesmo quando mudam, continuam se sentindo incompletas.

A insatisfação pode ser um sintoma de depressão ou um sinal de que a pessoa está vivendo de forma contrária aos seus valores apenas para agradar os outros.


Caso tenha se identificado com os sintomas, não deixe de procurar um psicólogo para ajudá-lo a se encontrar e fazer as mudanças necessárias em sua vida.

Pense nisso e se cuida!


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page