Por que essa reação acontece de repente e a gente nem sempre entende porque nos sentimos assim?
A irritabilidade nos acarreta problemas, sofrimentos e em consequência, afastamos pessoas.
Vamos lá!
Para termos saúde é preciso dentre vários aspectos, cuidar da Mente, a saúde está na mente, e para isso acontecer, é necessário ter uma Mente Calma. Só que a irritabilidade, a raiva, destrói a calma da nossa mente!
Geralmente a pessoa irritada está frustrada, insegura com ela mesma ou com a situação em torno dela, o olhar, tocar já causa um incomodo enorme e ela tende a se afastar, a sofrer e explodir.
A irritabilidade vem quando algo não saiu do jeito que esperava ou gostaria, está ligada a insatisfação, é uma reação daquilo que você sente, é uma defesa daquilo que te incomoda, está ligado diretamente com as nossas crenças e com a nossa história de vida. A irritabilidade tem vários níveis, desde leve até o explosivo. O explosivo deve ficar em estado de alerta e se cuidar, buscar um tratamento pela busca da melhoria.
O que fazer quando estamos irritado?
Estar Calmo é um processo saudável para levarmos a vida. Sentir irritabilidade é destruir a calma da nossa mente. Então, por que não olhar para aquilo que te deixa insatisfeito e buscar novas alternativas? Vale pensar! Uma dica para atuar no momento na qual você vai explodir de raiva é RESPIRAR fundo, então:
Acalme os seus batimentos cardíacos (faça a respiração pelo menos três vezes). Traga pensamentos racionais, agindo com a razão, e não se defendendo de algo lá do seu passado, e/ou de um trauma.
No momento da irritabilidade, a reação é a explosão em defesa daquilo que te incomoda, mas quando eu penso mais racional, eu consigo sair, me deslocando da ação impulsiva para uma ação mais adequada. Respire, dê tempo para sua ação não ser extintiva.
Outro passo é “você sair de cena”, observar a si mesmo e observar o que está acontecendo. Observe suas reações, o que está acontecendo, sempre com um olhar racional e menos emotivo. Ao olhar a cena busque uma nova forma de interpreta-la, transformando aquilo que te causou irritabilidade em uma distância, é o se afastar da importância e da ênfase que está dando. Se distancie da situação e pense “Você não merece sentir isso”. E lembre-se sempre de observar o que está causando essa irritabilidade. Qual a sua insatisfação? A irritabilidade vem de uma frustração, mas com o que eu estou frustrado? Com o que eu estou insatisfeito? Quando eu identifico, essas questões podem ser trabalhadas. Entender o que está te fazendo insatisfeito é um passo importante, para daí tentar mudar.
Como já escrito, a irritabilidade / raiva é uma destruidora da mente calma. Você estando convicto disso, você vai perceber que a raiva não te serve para nada, só cria mais problemas. Trazendo esse pensamento você vai possibilitar acalmar sua mente tumultuada. Mas esse caminho é apenas uma possibilidade para ALIVIAR. É importante buscar a terapia para ter um controle maior. A terapia vai te auxiliar no entendimento dos traumas, esses pontos passados que hoje acarreta todo esse desconforto no presente.
Outro ponto importante é buscar uma atividade física, a meditação! Vamos em frente, pense nisso e cuide da sua irritabilidade!
📷
Comments